Série D 2023

Brasil perde para o São Joseense por 1 a 0 e pode deixar o G-4

Xavante aguarda o desfecho da rodada para saber o que precisará para garantir a classificação no grupo A8 no próximo sábado

Foto: Junior Vilarinho - SJO - Rubro-Negro não perdia na competição desde a 8ª rodada

Atuando em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, o Brasil não repetiu o nível das últimas atuações e acabou sendo derrotado por 1 a 0 para o São Joseense, na tarde deste sábado (15), pela 13ª e penúltima rodada da fase classificatória do grupo A8 da Série D do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Bruno Costa, de cabeça, marcou o gol da vitória para os paranaense, logo aos quatro minutos de jogo. 

O Rubro-Negro não perdia na competição desde a 8ª rodada.

O resultado fez o Xavante cair para o quarto lugar com 17 pontos, ao ser ultrapassado pelo próprio São Joseense na tabela, que subiu para 20. Agora o Brasil aguarda o desfecho da rodada, deste domingo, para saber em que posição ficará e qual a necessidade para garantir a classificação, diante do Concórdia, no Bento Freitas, às 18h de sábado. 

Mesmo estando quase mil quilômetros de distância de Pelotas, o Rubro-Negro contou com a presença de cerca de 100 torcedores no Estádio do Pinhão, além de grupos xavantes moradores de Santa Catarina e Paraná, que compareceram para apoiar a equipe do técnico Rogério Zimmermann. 

São Joseense 1 x 0 Brasil: veja como foi

Sem surpresas na escalação 

Sem o goleiro Marcelo Pitol e o atacante Branquinho, suspensos, o técnico Rogério Zimmermann fez as substituições esperadas. Marcelo Dal Soler entrou no gol e Wellington assumiu a extrema pelo lado direito, com Márcio Jonatan na esquerda. 

Guilherme Beléa e Rafael Costa voltaram a ser relacionados após ausência por lesão. 

Início sonolento 

Os primeiros minutos do Brasil em campo foram de uma equipe desligada, cometendo muitos erros. Nem parecia que se tratava de uma partida decisiva na disputa por uma vaga na próxima fase. 

O time da casa aproveitou para pressionar. O São Joseense quase abriu o placar aos dois minutos. Após bola nas costas de Tony, Carlos Alberto fez o cruzamento e o centroavante Flávio Renê mandou de cabeça por cima. 

O início ruim de jogo custou caro para o Xavante. Aos quatro minutos, em falta cobrada do lado direito de ataque, Bruno Costa subiu sozinho e cabeceou para o fundo do gol de Marcelo Dal Soler: 1 a 0. 

O gol sofrido fez o time de Rogério Zimmermann acordar. Aos poucos, a equipe rubro-negra passou a chegar mais no ataque e criar boas oportunidades para empatar. Em uma excelente chance, o goleiro Gabriel Leite, ex-Pelotas, saiu mal do gol e Márcio Jonatan, sem ângulo, acertou a trave. 

Chicão também quase deixou tudo igual com um lindo chute colocado, de longe, mas a bola bateu no travessão. 

Autor de um golaço de falta diante do Caxias, Da Silva quase acertou outra cobrança. Desta vez o centroavante soltou uma pancada rasteira, e Gabriel Leite espalmou. Na sobra, Márcio Jonatan chutou de canhota, cara a cara, e mandou na rede pelo lado de fora. 

O time da casa voltou a ameaçar apenas no fim do primeiro tempo e em dois lances perigosos chegou perto de ampliar o marcador. Primeiro, Bryan entrou livre na área, às costas de Tony, e bateu mal, para fora, ao sair na cara de Marcelo Dal Soler. Na sequência, Warley ganhou de Tony e bateu cruzado dentro da área. A bola passou pela área com perigo. Pra sorte do Brasil ninguém chegou para empurrar para o gol. 

Pressão não surte efeito

O Brasil voltou para o segundo tempo sem mudanças. Porém, mostrando as mesmas dificuldades do primeiro tempo, Rogério não demorou muito para mexer. Entraram Denis Germano e Guilherme Beléa nos lugares de Amaral e Patrick. 

O Xavante tinha o controle do jogo, enquanto o time da casa baixou as linhas e apostava em contra-ataques para tentar ampliar. Em uma dessas escapadas, Wellissol quase marcou o segundo em uma grande jogada individual. 

O ex-extrema xavante arrancou pela direita, deixou Dumas pra trás, invadiu a área, mas o chute parou em defesa de Marcelo Dal Soler, em dois tempos. 

Em outro contra-ataque, Marcelo Dal Soler salvou o Brasil mais uma vez de levar o segundo. JP saiu livre, na cara do gol, mas foi desarmado pelo goleiro rubro-negro quando tentou o drible. 

Já o Brasil ameaçou em chute de Beléa, que assustou o goleiro Gabriel Leite. Mesmo assim era muito pouco para quem buscava o empate. RZ então mexeu de forma mais drástica. Entrou Victor Jesus como lateral-direito no lugar de Tony e Rafael Costa no lugar de Da Silva.

Mesmo longe de uma grande atuação, o Brasil conseguiu criar chances para sair do Paraná com pelo menos um ponto. Na base da pressão, Rafael Costa achou um excelente passe para Mário Henrique. O artilheiro xavante na Série D ajeitou dentro da área, mas chutou para fora.

A equipe xavante tentou até o último minuto na base no abafa, mas desta vez sem sucesso. Pela primeira nos últimos cinco jogos que a equipe de Rogério Zimmermann não passava em branco no placar.

Próximo jogo

O Brasil ainda precisa esperar o fim da rodada, neste domingo, para saber qual o cenário para a última rodada. A única certeza é o que Xavante irá chegar com chances para o jogo final. O confronto decisivo será contra o Concórdia, às 18h do sábado, no Bento Freitas. 

Série D - 13ª rodada (penúltima) 

Grupo A7 

Sábado
17h | XV de Piracicaba (SP) x Operário (MS)
Ferroviária (SP) x Maringá (PR) 

Domingo
11h | Patrocinense (MG) x CRAC (GO)
16h | Cascavel (PR) x Inter de Limeira (SP)

Grupo A8 

Sábado
São Joseense 1 x 0 Brasil 

Domingo
15h | Concórdia x Caxias
16h | Aimoré x Camboriú
Novo Hamburgo x Hercílio Luz 

Ficha técnica 

São Joseense (1): Gabriel Leite; Igor Bosel, Raphael, Bruno Costa e William Simões (Bryan - 22’ 1T); Thiago Primão (Giba - 22' 2T) e Carlos Alberto, Sotto (Vitor do Carmo - 34' 2T); Warley e Wellissol (Breno - 34' 2T); Flávio Renê (JP - 22' 2T). Técnico: Luciano Gusso. 

Brasil (0): Marcelo Dal Soler; Tony (Victor Jesus - 31' 2T), João Marcus, Rafael Dumas e Mário Henrique; Amaral (Denis Germano - 14' 2T), Chicão; Wellington, Patrick (Guilherme Beléa - 14' 2T) e Márcio Jonatan (Laílson - 42' 2T); Da Silva (Rafael Costa - 31' 2T). Técnico: Rogério Zimmermann. 

Gol: Bruno Costa, aos 4’ 1T (SJ). 

Cartões amarelos: Mário Henrique, Chicão (B), Thiago Primão, Giba, Gabriel Leite, Igor Bosel, JP (SJ). 

Árbitro: Antonio Magno Cordeiro (CE). 

Local: Estádio do Pinhão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Joseense 1 x 0 Brasil: veja como foi Anterior

São Joseense 1 x 0 Brasil: veja como foi

Malgi vence mais uma e segue 100% no Gauchão Feminino Próximo

Malgi vence mais uma e segue 100% no Gauchão Feminino

Deixe seu comentário